quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oracle VM - O que é... e o que não é...

Olá pessoal, este é meu primeiro artigo do blog, criei ele para tentar ajudar vocês com alguns problemas (ou não :) de produtos Oracle. A ideia inicial é focar no Oracle VM (OVM), um ótimo produto de virtualização, mas que é julgado muitas vezes de forma erronea por pessoas que não conhecem muito para falar sobre ele! :(

Jogo rápido...

O que é virtualização?

É a habilidade de rodar várias Máquinas Virtuais (VMs) em único hardware. O Hardware roda o software (no caso o Oracle VM Server) que permite a instalação de vários Sistemas Operacionais independentes e simultaneos. Cada VM tem sua própria CPU, interface de rede, disco e SO.

Por que virtualizar?

Consolidação de servidores: Combinando vários servidores físicos em um único servidor.
Redução de complexidade: Uma vez que reduz o número de servidores, reduz também: consumo de energia e custo com administração.
Isolamento: As VMs rodam em ambiente "sandbox" ou seja, se uma VM "crashar" ela não afeta outra VM que está rodando no mesmo OVM Server.
Suporte a legados: Com a instalação do OVM Server direto no hardware (bare-metal), e a constante atualização de hardware, é possível rodar Sistema Operacionais antigos em cima do OVM sem se preocupar com a compatibilidade entre o SO x Hardware.

Foi desenvolvido do "zero"?

Não, o OVM utiliza o Xen hypervisor (maiores informações em: www.xen.org), ele foi melhorado e incluido no OVM Server.

O OVM é uma tecnologia nova da Oracle?

Não, a primeira versão do OVM foi liberada em Novembro de 2007 (versão 2.1).

VMWare é melhor que Oracle VM?

Essa é uma pergunta que deve ser avaliada com cuidado, a maioria das pessoas (acredito que todos) vão dizer que sim, ao meu ver isso não é verdade por alguns motivos, tais como:
   a) VMWare não tem PVM (Paravirtualização [Leia mais aqui])
   b) Rodar Java em VMWare não é uma boa ideia (WebLogic roda em cima de JVM...) mais detalhes aqui: Java in Virtual Machines on VMware® ESX
   c) Para liberar um disco compartilhado entre as VMs no VMWare é um parto e dá vários problemas (quem já fez isso no VMWare pode concordar :)), no OVM é muito simples.
   d) A maioria das features que VMWare tem não são utilizadas
   e) VMs com produtos Oracle rodando em VMWare não são certificadas, apenas suportadas pela Oracle. No OVM são suportadas e certificadas. 
   f) O custo do OVM é zero, VMWare é muito caro...
   g) Full stack, com OVM é possível ter a stack toda Oracle, desde o Hardware até a aplicação final (Banco de Dados ou Middleware por exemplo), a VMWare provê apenas a virtualização.
   h) Gerenciamento integrado: com o Oracle Grid 12c é possível gerenciar a stack completa inclusive o OVM.
   i) Templates: existem centenas de templates prontos no e-delivery para baixar (É possível disponibilizar um Oracle Database em alguns minutos!)
   j) Escalabilidade: Oracle VM suporta 128vCPUs e 1TB RAM por VM, a VMWare suporta apenas 32vCPUs

Existem outros N pontos para falar, mas não vou descrever aqui para não ficar mais extenso... Coloquei aqui os prós do OVM. Existem contras? Sim... como todo produto de qualquer fabricante, por isso que criei este blog para ajuda-los nas horas dos problemas! :)

O OVM é uma tecnologia de virtualização, portanto ele funciona da mesma forma que: VMWare, Hyper-V, Xen Server, etc?

Não, o OVM é baseado na tecnologia Xen e o pool ("cluster") é baseado no OCFS2 (falarei sobre este ponto em outro topico). O ponto importante aqui é: Não funciona da mesma forma que os outros Vendors de mercado...


Bom pessoal, coloquei aqui algumas dúvidas que podem surgir para quem está entrando agora no mundo do OVM ou mesmo para quem já está neste mundo há algum tempo mas não sabia de alguma coisa... Espero que tenham gostado... Aguardem para o proximo topico...

Um abraço.

4 comentários:

  1. Fala David,

    É uma grande alegria para comunidade Oracle poder contar com seus conhecimentos em Virtualização aqui no seu BLOG, vai ajudar muita gente a entender melhor a ferramenta e também adquirir mais KNOW-HOW nesta área. Parabéns e bem vindo ao mundo dos Blogueiros.

    ABraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala chara... Obrigado pelas palavras e pela força.

      Abs

      Excluir
  2. Parabéns David pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos.

    Tenho certeza que será de grande ajuda para toda comunidade Oracle.

    Abraços

    Tiago Dib

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tiago, espero que este blog ajude em algo a todos...

      Abs

      Excluir