quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Instalando OEL 6 no OVM 2.x

Olá pessoal, infelizmente faz um tempinho que não consigo postar nada aqui... Mas hoje vou postar uma dica bem legal para quem um dia precisar instalar Oracle Linux 6.x no OVM 2.x (é isso mesmo OVM 2, ainda tem bastante gente que utiliza... e convenhamos o OVM 2 bem montado funciona muitooo bem!!!)

O problema maior é quando tentamos instalar o Oracle Linux 6 em PVM, se você realizar a instalação default do SO (ou então baixar algum template da Oracle) a sua VM não irá iniciar... Agora se você criar a VM em HVM ela funciona sem nenhum problema... :)

O problema aqui não é nem o kernel do OVM 2 (2.6.18) que é bem mais antigo que o kernel do Oracle Linux 6 (2.6.32) mas sim o file system ext4 (sim o file system é o problema! )

Quando você instala o OEL 6 por padrão o /boot é formatado com ext4 e o OVM 2 não conhece esta partição, quando temos uma VM em PVM quem faz o boot é o OVM Server, uma vez que ele não conhece esta partição, a VM não sobe... Solução formatar o /boot em ext3, o resto da instalação é tudo igual...

Abaixo o passo a passo da instalação do Oracle Linux 6 com o /boot em ext3.

1) Escolha Install or Upgrade an existing System e tecle enter.


2)  Escolha a linguagem do SO e clique em NEXT.



3) Selecione o teclado e clique em NEXT


4) Selecione Basic Storage Device e clique em NEXT.


5) Um aviso de que todos os dados do disco serão excluídos será exibido, clique em Yes, discard any data.




6) Informe o hostname e clique em NEXT.


7) Selecione o Time Zone e clique em NEXT.


8) Informe a senha do usuário root e clique em NEXT.



9) No Tipo de instalação deixar marcado a opção padrão Replace Existing Linux System(s) e marcar a opção Review and modify partitioning layout (ATENÇÃO: Este ponto é extremente importante) e clique em NEXT.



10) No layout das partições selecione o ponto de montagem /boot (note que o Sistema de arquivos do /boot é ext4), clique em EDIT.



11) Na tela de edição das partições, selecione o File System Type como ext3 e clique em OK.




12) Na tela de edição das partições,verifique que o /boot está com ext3 e clique em NEXT.



13) No aviso de formatação clique em Format



14) No aviso de escrita em disco, clique em Write changes to disk



15) Na tela de boot loader deixar o padrão e clique em NEXT.

 
15) Caso instalar algum pacote adicional, modificar repositorio ou alterar o tipo do servidor faça a alteração necessária, no nosso exemplo deixaremos como Basic Server clique em NEXT.



16) A instalação será finalizada com sucesso.


Após isso bastar alterar a configuração da VM de HVM para PVM o kernel unbreakable do Oracle Linux tem suporte nativo ao XEN, portanto não deve ser feito nenhuma alteração no SO.

Espero que tenham gostado. Até a próxima.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário